Home.
Quem somos.O que fazemos.Na prática....Que há de novo?.Escritos.Clientes.Contactos & Links.
Back.
Next.
Previous.
Dicas
Team Building ou Building the team ?
Nelson Trindade
Team Building...
tem a certeza?
Outdoor, confusão
Há, uma grande diferença entre uma actividade de Team Building (construtora de...) e uma actividade em Team Building (existente em...).
Para serem melhores jogadores? Para fisicamente estarem mais treinados? Para melhorar a sua destreza de jogadores? Para meterem mais e melhores golos ? Mas todos eles têm anos de treino e competência nessa áreas, exactamente por isso é que foram escolhidos. Então, porque é que vão para um estágio de treino conjunto?

É muito simples, é para se treinarem como equipa! E o treino de equipa não é um treino para dar melhores pontapés, para saberem meter golos de um modo diferente e melhor ou para terem mais resistência física. Estas competências são importantes mas do pontos de vista de jogador individual, não do ponto de vista de membro de equipa. Como membro da equipa, ele precisa de treinar outros aspectos.

Da mesma forma, quando uma empresa faz formação em team building, é para formar competências individuais ou para formar competências relacionais ? Parece evidente que é para formar competências relacionais. E isso é feito ? O programa do evento tem isso claro ?

Quando uma equipa de futebol, para treinar como equipa, faz um jogo, não é importante se ganha ou não esse jogo, se metem ou não muitos golos, se atingem ou não os objectivos. O que é importante é analisar, discutir e melhorar como isso foi feito do ponto de vista das relações grupais estabelecidas nessa situação concreta. Não basta serem colocados em situação de “equipa (team building)”, pois isso não é suficiente para acontecer formação em equipa (team building).

Pode até acontecer que, se esta segunda parte não for correctamente feita, a equipa, depois do jogo de treino para serem mais equipa, saia muito menos equipa do que quando entrou.

Quantas vezes acontece que, depois de uma formação (?) em team building,   aquando do regresso ao trabalho, existem mais feridas relacionais (umas mais discretas do que outras) entre os membros da equipa do que as que existiam antes do treino em team bulding ? ...o remédio não só não curou como adoeceu mais o doente.
Quando se faz uma selecção nacional de futebol, escolhem-se os melhores jogadores e colocam-se em estágio para treinar juntos.

Treinar juntos para quê?
listaDicas