Home.
Quem somos.O que fazemos.Na prática....Que há de novo?.Escritos.Clientes.Contactos & Links.
Back.
Next.
Previous.
Textos
Group Think
Correr em grupo é correr ao lado uns dos outros, é correr ao mesmo tempo que os outros e eventualmente coordenando entre si a corrida.

Pensar em grupo não é pensar ao lado dos outros, nem pensar ao mesmo tempo que os outros, nem mesmo coordenar o seu pensamentos com os outros.

Pensar em grupo é construir uma configuração em comum, cada um reformulando a configuração existente e deixando (e ajudando) os outros a recriar o resultado que fez. No final, quando concordarem com o resultado, ninguém sabe quem foi o autor, porque existe uma autoria colectiva que é mais do que a soma das autorias individuais.
Supondo que este processo, necessariamente centrado em debates de compreensão e nunca de argumentação (que é o mais vulgar), continua durante uma hora, segundo o esquema:
O homem perfeito usa a sua mente como um espelho, nada aprisiona e nada recusa, recebe, utiliza mas não conserva.
                                                              (com base em Soshi)
Dados
Vamos supor que o senhor verde tira a 1ª conclusão, e a seguir o senhor azul tira outra, e o senhor encarnado usa essas 2 conclusões e mais um dado, para tirar outra conclusão.
Group Thinking
Um livro escrito pelos participantes de um grupo, em que cada um escreve um capítulo, e mesmo que a forma e os conteúdos sejam coordenados entre si, se no fim encadernam juntos todos os capítulos, este não é um livro escrito pelo grupo, mas apenas um livro editado pelo grupo e escrito pelos seus membros.

Quando é que 4 cordas juntas dão 5,
sendo este resultado superior à sua soma ?

talvez...
1+1+1+1=5 (?)
É evidente que em processos complexos este caminho de GroupThinking tem que ter e seguir metodologias de trabalho especificas (equilíbrios compreensão-argumentação, memorizações e “remainders” dos pontos alcançados, clara pesquisa de factores críticos e cruciais, critérios de urgência/fundamental/operacional, etc), além de suportes no plano dos hard e soft skills e de instrumentos, cuja necessidade pode ir de simples apoios (papel de  cenário, etc) a suportes tecnológicos (hardware e software).
No fim, será possível alguém dizer quem é o autor do resultado ???
Estas metodologias de trabalho são naturais (por ex., cooperação em situações saudáveis) mas ... treinam-se...
Dados
Etc

Etc

Etc
Resultado
Ver caso
Complexidade e Decisão
Textos
Grupo Thinking
ver