Home.
Quem somos.O que fazemos.Na prática....Que há de novo?.Escritos.Clientes.Contactos & Links.
Back.
Next.
Previous.
Outdoor: gato por lebre?
Nelson Trindade
Dicas
Qual é a diferença entre Outdoor Training e Outdoor Learning?

Qual é a diferença entre ir a um ginásio para fazer musculação ou ir a um ginásio para recuperar de um acidente? Em ambos fazem-se exercícios e em ambos se trabalha com máquinas de musculação, mas a grande diferença está no processo de actuação, na metodologia que se aplica. Ambos são válidos, mas para objectivos diferentes.

O mesmo raciocínio se aplica a quem frequenta a piscina de uma estância de férias ou a piscina de umas termas, quem faz atletismo por desporto e quem faz atletismo para desenvolvimento e/ou recuperação.  Treinar corridas de fundo em jovens de 12/13 anos com metodologias e processos de motivação do treino militar é uma confusão grave. As metodologias têm que ser diferentes.

Quando as empresas querem fazer uma actividade diferente , pedem um Outdoor. O seu objectivo é  um dia activo em situação diferente, com alguns desafios e experiências distintas do quotidiano. Numa palavra, querem um dia desportivo com actividade de jogos. Ou seja, pedem Outdoor Training e obtêm Outdoor Training.

Porém, quando pedem uma formação fora da sala, com outra dinâmica, estão a pedir Outdoor Learning e, normalmente, obtêm, também, Outdoor Training. O que estará certo se o que querem é Training mas com o nome “comercial” Learning.

Sem entrar na análise das metodologias e processos pedagógicos aplicados em cada um deles (onde a diferença é óbvia) existem outros critérios fáceis de detectar entre o “gato” e a “lebre”, e com os quais o cliente do Outdoor, no momento do contrato, poderá ter uma ideia do que vai receber.

                                                                                           Ver artigo Formacao Outdoor, a confusao.pdf
listaDicas